INFRAESTRUTURA
Chapadão do Sul ganha contorno viário que liga BR-060 à MS-306
Obra de R$ 72 milhões visa melhorar tráfego e segurança na região, com inauguração nesta terça-feira (8)
08/10/2024
08:55
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta terça-feira (8), o município de Chapadão do Sul, localizado a 331 km de Campo Grande, celebra a inauguração do contorno viário que conecta a BR-060 à MS-306. A obra recebeu um investimento de R$ 72 milhões e será oficialmente entregue em uma solenidade que contará com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug. A abertura ao tráfego está prevista para quarta-feira (9), quando o acesso será liberado aos motoristas.
Realizado pela concessionária Way 306, o contorno viário possui 12,3 km de extensão e teve sua construção iniciada a partir de um entroncamento com a BR-060, margeando a linha férrea até se conectar à MS-306. A obra envolveu a atuação de 164 trabalhadores e 74 máquinas, concluída em 15 meses, antecipando em seis meses o prazo inicialmente previsto.
Com a abertura do contorno, o fluxo de veículos pesados que circulavam pelo perímetro urbano de Chapadão do Sul será desviado, promovendo maior segurança para a população e melhorando a mobilidade urbana. O trecho urbano da MS-306 que atravessava a cidade, compreendendo do km 115,58 ao km 121,97, passará a ser de responsabilidade da prefeitura de Chapadão do Sul.
A construção do contorno viário é considerada um marco para a infraestrutura de Chapadão do Sul, pois deve:
A autorização para a execução do contorno viário foi formalizada em 4 de novembro de 2022, por meio de um Termo Aditivo do Contrato assinado entre a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems), a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e a concessionária Way-306. A parceria entre os órgãos públicos e a iniciativa privada foi essencial para garantir a execução do projeto e a sua entrega antecipada.
A solenidade de inauguração, marcada para as 9h desta terça-feira (8), acontece no Paço Municipal “Senador Ramez Tebet”, e é vista como um momento de celebração para os moradores de Chapadão do Sul. Além do governador Eduardo Riedel e do prefeito João Carlos Krug, a cerimônia contará com a presença de autoridades locais, representantes da Way 306 e da comunidade, que acompanham de perto os benefícios que a obra trará para a região.
A expectativa é que o novo contorno viário não apenas melhore a infraestrutura rodoviária de Chapadão do Sul, mas também contribua significativamente para o desenvolvimento econômico do município e da região, promovendo uma integração ainda maior entre Mato Grosso do Sul e os estados vizinhos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios