BANDEIRANTES
Cassado em 2020, Álvaro Urt é eleito novamente prefeito de Bandeirantes
Tucano derrotou a chapa encabeçada pelo atual prefeito Gustavo Sprotte (PP), que obteve 29,81% dos votos.
06/10/2024
17:30
DA REDAÇÃO
Álvaro Nackle Urt (PSDB) ao lado da vice Tatiane Miyasato (MDB)
Álvaro Nackle Urt (PSDB) foi reeleito prefeito de Bandeirantes neste domingo (6), após uma acirrada disputa eleitoral, conquistando 29,81% dos votos ao lado de sua vice, Tatiane Maria Miyasato (MDB). A chapa liderada pelo atual prefeito Gustavo Sprotte (PP) e sua vice, Gediana Rocha (União), ficou em terceiro lugar com 29,81% dos votos.
Na corrida eleitoral, também estavam Celso Ribeiro Abrantes (PSD), com Valdecir Freitas de Souza (PL) como vice, e Marcelo Severo da Silva (AGIR), acompanhado de Luiz Acefalo Nascimento (AGIR).
Urt, que havia sido cassado em 2020 pela Câmara Municipal de Bandeirantes devido a um processo vinculado à "Operação Sucata", do Gaeco, conseguiu reverter sua inelegibilidade. Após contestar a decisão, a defesa do ex-prefeito argumentou que ele não havia sido denunciado ou indiciado por crimes relacionados à operação, e essa justificativa foi aceita pelo desembargador Vladimir Abreu, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Em 2020, a Comissão Parlamentar de Inquérito que cassou Urt apurou crimes de peculato, fraude em licitação, falsidade e corrupção. Após sua cassação, ele tentou novamente assumir a liderança do executivo municipal, mas foi considerado inelegível pelo TRE-MS. Contudo, seu pedido de candidatura foi aceito após revisão das circunstâncias.
Urt, de 71 anos, é casado, possui ensino superior e declarou um patrimônio de R$ 1,9 milhão. Sua vice, Tatiane, de 49 anos, também é casada, possui ensino superior e é servidora pública, com um patrimônio declarado de R$ 85 mil.
Bandeirantes, segundo dados do IBGE de 2022, tem uma população de 7.940 habitantes, com uma densidade demográfica de 2,36 habitantes por quilômetro quadrado. O município ocupa uma área de 3.358 quilômetros quadrados, situando-se nas posições 61 e 63 em termos populacionais dentre os 79 municípios do estado.
A distribuição demográfica mostra que há 4.084 homens e 3.856 mulheres, sendo 3.428 brancos, 4.010 pardos, 451 pretos, 28 indígenas e 23 amarelos, com uma idade mediana de 34 anos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputados propõem comissão para fiscalizar insumos de crianças com deficiência
Leia Mais
Lula promete reduzir custo de vida e tornar cesta básica mais acessível
Leia Mais
Ex-prefeito de Rio Negro vira réu por fraude em licitação do transporte escolar
Leia Mais
Lucas de Lima deve oficializar filiação ao PL e reforça bancada bolsonarista na Assembleia
Municípios