POLÍTICA
Governo de Mato Grosso do Sul apresenta cases de sucesso em gestão pública em Brasília
21/08/2024
18:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou nesta quarta-feira (21) do lançamento do Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), em Brasília. Durante o evento, Riedel destacou os programas de gestão do Estado, que têm se tornado "cases de sucesso" e gerado impactos significativos na qualidade de vida da população.
Em seu discurso, Riedel enfatizou a importância do equilíbrio fiscal como base para a capacidade de investimento dos estados. Ele explicou que o Mato Grosso do Sul estruturou um sistema de contrato de gestão com as secretarias estaduais, que vem se aperfeiçoando em termos de qualidade da informação e monitoramento. Esse sistema é integrado a um centro de inteligência que centraliza as informações e facilita a tomada de decisões.
"Somos obcecados pela qualificação profissional e em levar políticas públicas a todos, para não deixar ninguém para trás. Nosso foco é fazer o básico com qualidade, incluindo saneamento, pavimentação, habitação, saúde primária, geração de empregos, renda, e um sistema educacional robusto que alfabetize na idade certa e mantenha todas as crianças na escola," afirmou o governador.
Riedel também destacou os números positivos alcançados por Mato Grosso do Sul em áreas essenciais como a redução do desemprego, erradicação da pobreza e crescimento econômico. Ele mencionou que o estado registrou um crescimento do PIB entre 5% e 7% nos últimos anos e que a taxa de desemprego é uma das menores do país. Além disso, o número de famílias em situação de extrema pobreza caiu de 40 mil para 23 mil em 2023, com o objetivo de erradicar a pobreza extrema no estado.
Destaque Nacional
Mato Grosso do Sul foi reconhecido como o terceiro melhor estado no quesito capital humano e o nono colocado geral no Ranking de Competitividade, subindo uma posição na região Centro-Oeste. O estado também mostrou evolução nos indicadores de educação e sustentabilidade social.
O governo estadual foi finalista pelo segundo ano consecutivo no Prêmio Excelência em Competitividade, promovido pelo CLP. O programa "Centro de Inteligência GOV MS" foi um dos seis melhores projetos do Brasil entre 292 inscritos. Esse centro permite ao governo avançar em análises sobre planejamento de obras e investimentos pactuados com os 79 municípios do estado, abrangendo setores como infraestrutura, saúde, educação e assistência social.
Os monitoramentos dos investimentos são feitos em tempo real, com indicadores de impacto nos municípios, aumentando a transparência das ações. O programa utiliza um painel de Business Intelligence (BI) para monitorar resultados e realizar análises comparativas, auxiliando na formulação de contratos de gestão e nas reuniões de secretariado.
"Estamos felizes em poder oferecer ao Brasil algumas alternativas de gestão, com um projeto que foi selecionado como modelo de gestão pública entre os seis melhores do país," concluiu Riedel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo planeja aumentar isenção do imposto de renda para R$ 3.036 em 2025
Leia Mais
Prefeita de Bataguassu impulsiona parcerias estaduais para transformar a cidade
Leia Mais
Novos valores e regras do salário-família em 2025: saiba quem tem direito e como solicitar
Leia Mais
Aulas voltam em fevereiro em MS com uso de celulares proibido
Municípios