JUSTIÇA ELEITORAL
Estudo da CNM Revela: 214 Municípios terão candidato único nas Eleições de 2024
20/08/2024
19:55
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Um estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta terça-feira, 20 de agosto, revela que, nas eleições municipais de 2024, 214 municípios brasileiros terão apenas um candidato ao cargo de prefeito. Isso significa que esses candidatos poderão ser eleitos com apenas um voto, configurando um cenário de candidatura única.
Essa situação representa o maior número de candidaturas únicas desde 2000, dobrando em relação a 2020, quando 107 municípios estavam nessa situação. Além disso, o total de candidatos às prefeituras caiu 20,3% em comparação com a eleição anterior, com 15.441 candidatos registrados em 2024, frente aos 19.379 em 2020.
Causas e Impactos
Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, sugere que essa redução no número de candidatos pode estar relacionada aos crescentes desafios enfrentados por quem ocupa a posição de prefeito. "A falta de recursos financeiros, apoio técnico, questões burocráticas e entraves jurídicos tornam a vida pública muito penosa, especialmente nas pequenas cidades", analisa Ziulkoski.
Perfil dos Municípios
A maioria dos municípios com candidatura única possui uma população média de 6,7 mil habitantes, indicando que esse fenômeno é mais comum em cidades menores. Borá (SP), com 907 habitantes, é o município com a menor população entre os 214 listados, enquanto Batatais (SP), com 58.402 habitantes, é o maior.
O estudo destaca que o estado do Rio Grande do Sul lidera o número de municípios com candidatura única (43), seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).
Perfil dos Candidatos
As candidaturas únicas são predominantemente de homens brancos, casados, com menor grau de escolaridade e idade média de 49 anos. A maior parte desses candidatos pertence aos partidos MDB, PSD, PP e União, que juntos representam 64% das candidaturas únicas. Em 70% dos casos, os candidatos únicos buscam a reeleição, o que indica uma alta probabilidade de continuidade na gestão atual.
A CNM planeja divulgar uma série de estudos sobre as Eleições Municipais de 2024, aprofundando temas como a intenção de reeleição nas prefeituras e outros aspectos relevantes para o cenário político municipal.
Fonte: As informações foram obtidas a partir da plataforma de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Concurso da Sanesul para PCDs encerra inscrições com quatro vagas para assistente administrativo
Leia Mais
Terceiro homem morto em confronto durante jogo de futebol na fronteira
Leia Mais
Brasileiros nos EUA adotam rotinas inusitadas para economizar com moradia e alimentação
Leia Mais
Mudanças após revogação da norma de monitoramento financeiro pela Receita Federal
Municípios