CAARAPÓ
Juíza atende MPE e proíbe prefeito de dar aumento a servidores
30/07/2024
09:45
INVESTIGAMS
WENDELL REIS
©DIVULGAÇÃO
A juíza eleitoral Camila de Melo Mattioli atendeu pedido do Ministério Público Estadual e proibiu o prefeito de Caarapó, André Nezzi, de conceder verba de apoio aos diretores escolares e diretores-adjuntos das instituições educacionais da rede municipal de ensino do Município
Segundo o Ministério Público, a lei municipal que institui a verba de apoio, no valor de R$1.000,00 (um mil reais), foi publicada em 18 de abril de 2024, desobedecendo a legislação eleitoral, que veda revisão de remuneração dos servidores públicos nos 180 (cento e oitenta) dias que antecedem o pleito.
“Pois bem, conforme documentos juntados com a inicial, o requerido, Prefeito Municipal de Caarapó, sancionou lei que concede gratificação aos diretores escolares em período vedado pela legislação de regência. A referida legislação foi publicada em 18 de abril de 2024 e, de acordo com o calendário eleitoral, a partir de 09 de abril de 2024, é vedada a concessão de aumento aos servidores públicos acima dos índices de inflação”, observou a juíza.
Camila de Melo Mattioli entendeu que há perigo de dano, uma vez que a continuidade do pagamento da “verba de apoio” antes das eleições municipais que se aproximam pode gerar uma desigualdade na disputa, beneficiando o grupo político vinculado à atual gestão municipal.
“Posto isso, defiro o pedido de tutela de urgência para o fim de determinar ao representado que abstenha-se de realizar o pagamento da ‘Verba de apoio instituída pela Lei Municipal n° 1.604/2024, sob pena de multa diária de R$1.000,00 (um mil reais) por dia de descumprimento”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios