CONSUMIDOR
Pesquisa encontra nível elevado de álcool em pão de forma
Estudo da Proteste-Euroconsumers Brasil mostra que das 10 marcas analisadas, 6 tinham quantidade de etanol acima da recomendada para bebidas não alcoólicas
22/07/2024
08:10
PROTESTE
©DIVULGAÇÃO
Estudo da Proteste-Euroconsumers Brasil (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revelou um nível elevado de álcool em pão de forma. Foram analisadas 10 marcas e, desse total, 6 estão com teor de etanol acima do recomendado para bebidas não-alcoólicas, dentre outras análises.
A comparação considerou o decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009, do governo federal. O texto determina um teor de álcool de até 0,5% em volume para bebidas não-alcoólicas.
As marcas utilizadas na pesquisa foram selecionadas de forma anônima em grandes redes de supermercados. Os dados foram concluídos em 29.fev.2024 pela Proteste.
De acordo com o levantamento, o excesso de álcool encontrado está relacionado ao uso de aditivos para a conservação dos pães de forma. O tipo de conservante geralmente usado é o antimofo em estado líquido, composto por 96% de álcool por litro. O aditivo é aspergido antes de o produto ser embalado.
A Proteste enviou um ofício com os resultados para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e para o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). No documento, a associação sugere o estabelecimento de um percentual máximo de 0,5% de álcool para o produto, conforme percentual balizador do teste.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Municípios