TCE-MS
96,87% dos jurisdicionados já entregaram prestação de contas
12/04/2024
12:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Controle Externo, recebeu 1.070 Prestações de Contas Anuais de Governo e Gestão referente ao exercício de 2023, dentro do prazo limite, que foi dia 05 de abril. De acordo com o balanço, a entrega dos documentos realizados pelo TCE-Digital, representa um percentual de 96,82%.
Conforme a Resolução TCE/MS nº 88/2018, a data inicial para a entrega dos Balanços, exercício de 2023, era até 30 de março de 2024. Porém, por meio da Resolução TCE/MS nº 212/2024, a data foi prorrogada até sexta-feira, 05 de abril de 2024.
Do total de 1.101 prestações de contas anuais, 1.070 unidades gestoras realizaram o envio dentro do prazo estabelecido, restando, ainda, 31 unidades gestoras que não conseguiram cumprir com a data limite.
O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo Dionizio, ressalta que a entrega das contas anuais, de gestão e de governo, é um dever constitucional de todos os gestores públicos e que a Corte de Contas tem investido em tecnologia para agilizar o trabalho. “No caso das contas de governo, que são as contas dos prefeitos e do governador, e de gestão, que são as dos demais ordenadores de despesa, o prazo foi até 5 de abril. É muito importante que essa entrega seja feita dentro do prazo para que o Tribunal possa fazer a devida análise e emitir o parecer ou promover o julgamento dessas contas no menor tempo possível”.
A Prefeitura Municipal de Bataguassu foi a primeira Prefeitura, entre os 79 municípios do Estado, a fazer o envio das Contas Anuais de Governo ao TCE-MS, realizado no dia 19 de março de 2024. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul fez o envio das Contas Anuais, assinadas e entregues eletronicamente pelo Governador Eduardo Riedel, no dia 27 de março de 2024.
Desde 2016 a entrega das prestações de contas anuais é realizada eletronicamente e em dados estruturados (XML), através do Sistema e-Contas, instituído pela Resolução TCE/MS nº 49/2016, permitindo que os responsáveis assinem digitalmente de qualquer localidade.
Para o envio das Prestações de Contas Anuais, os jurisdicionados tiveram que fazer a atualização cadastral e o prévio cadastro no sistema e-CJUR. A atualização cadastral é importante, porque é uma das pontes de comunicação entre o TCE-MS e o jurisdicionado. Todo o trabalho pedagógico e orientador que vem sendo realizado pelo Tribunal de Contas, já resultou em mais de 3 mil cadastros concluídos no Sistema e-CJUR, com e-mails atualizados e assinatura digital, nos termos da Resolução TCE/MS nº 65/2017.
Para auxiliar e apoiar os jurisdicionados no Portal do Jurisdicionado são disponibilizados vídeos institucionais e tutoriais:
Cadastro do Jurisdicionado (Tutorial e-CJUR):
https://www.youtube.com/watch?v=nVOD7b_ht_M
Contas de Governo: https://www.youtube.com/watch?v=jEvVKUFt2u4
Contas de Gestão: https://www.youtube.com/watch?v=8BLdz6mRvEI
Os manuais de Contas de Governo e de Gestão também estão disponíveis no Portal do Jurisdicionado, no menu “Manuais”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Feriadão da Páscoa e Tiradentes terá queda nas temperaturas e alerta de temporais em MS
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Municípios