TCE-MS
Tribubal de Contas desenvolve programa voltado para a qualidade de vida dos colaboradores
13/03/2024
10:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial uma Instrução Normativa sobre o Plano do Programa “Qualidade de Vida – sua saúde é da nossa conta”, que incentiva servidores e membros da Corte de Contas à pratica esportiva, cultural de lazer e de ações sociais.
O Programa tem como objetivo dar continuidade às ações de bem-estar, promoção e prevenção da saúde que serão implementadas no biênio 2024/2025. O propósito é incentivar todos os colaboradores (membros, incluindo servidores ativos e inativos, efetivos, comissionados e terceirizados), a cultivarem uma maior qualidade de vida, o que contribui de maneira significativa no desempenho profissional.
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) é a responsável pela coordenação, supervisão e execução das atividades voltadas a elevar a autoestima e manter os colaboradores motivados, principalmente, com campanhas sociais que promovam uma interação saudável. Elaine Góis, diretora da SGP, destaca o subprojeto “TCE na medida”. “Esse projeto de qualidade de vida para os servidores reflete diretamente em sua saúde, em seu bem-estar físico, pessoal, profissional, reflete em sua produtividade, em seu convívio com amigos e familiares”.
Também estão dentro do Programa Qualidade de Vida outras ações e projetos, desenvolvidas por meio da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, como o Programa de preparação para a aposentadoria; Tecendo com arte: oficinas culturais; coral; Hábitos posturais: vida saudável no ambiente de trabalho; Vencendo o tabagismo; aperfeiçoamento profissional em oratória e comunicação; desenvolvimento de competências para lideranças; olimpíadas dos Tribunais de Contas e orientação profissional para jovem aprendiz.
A psicóloga Carla Lehn ressalta que com a orientação para o jovem aprendiz, o TCE-MS busca “que eles pratiquem o autoconhecimento para que descubram as competências e habilidades e possam evoluir como pessoa e na profissão que, futuramente, escolherem”.
Eduardo Dionizio, diretor da Secretaria de Controle Externo da Corte de Contas, afirma que o espírito competitivo, a disciplina do esporte reflete no trabalho. “No dia-a-dia do trabalho também é exigido disciplina, assiduidade, metas e resultados. Quando a pessoa participa de um evento como a olimpíada, ela volta mais inspirada e motivada para produzir e alcançar o melhor resultado possível no trabalho”.
Também foram contempladas no “Programa Qualidade de Vida – sua saúde é da nossa conta” campanhas de exames periódicos para os colaborados e outras como Janeiro Branco (saúde mental), Fevereiro Laranja ( leucemia), Abril azul ( autismo), Maio Amarelo (acidentes de trânsito), Junho Vermelho (doação de sangue), Agosto Lilás ( violência contra a mulher), Agosto Dourado ( aleitamento materno), Setembro Amarelo (combate ao suicídio), Outubro Rosa (câncer de mama e colo de útero), Novembro Azul (câncer de próstata).
A gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do TCE-MS, Tatiana Bazan, enfatiza que a iniciativa do TCE-MS em promover ações que atentem para a saúde tem sido fundamental para o bem-estar físico e mental dos servidores. “É preciso falar sobre isso e alerta, por exemplo, as mulheres sobre a importância do autoexame. A informação pode salvar vidas. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Daí a importância do apoio da presidência do TCE-MS e de todos os conselheiros às ações como estas”.
O Programa ainda prevê ações de conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis, campanha de vacinação contra a gripe e campanhas solidárias – do agasalho, dia das crianças e natal solidário. Tudo será desenvolvido por uma equipe multiprofissional da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, com participação da enfermagem, psicologia e fisioterapia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Malafaia pede ao STF rejeição de denúncia por ofensas ao comando do Exército
Leia Mais
Simone Tebet aparece em 2º lugar na disputa pelo Governo de São Paulo e só perderia para Tarcísio no 2º turno
Leia Mais
Prefeito de Ivinhema avalia nomear ex-esposa para Secretaria de Habitação e conduzir entrega de 300 casas populares
Leia Mais
Gleice Jane destina emenda para compra de motocicletas e reforça ações de combate às endemias em Dourados
Municípios