Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

INTERIOR

Prefeito de Coxim discute Agricultura Familiar, Piscicultura e Curso de Medicina com Governador Riedel

06/06/2023

10:00

ASSECOM

AUGUSTO MARQUES

O prefeito de Coxim, Edilson Magro, participou nesta segunda-feira (5) de uma reunião com o governador Eduardo Riedel na sede da governadoria na capital. O encontro contou com a presença de Pedro Caravina, secretário de Governo e Gestão Estratégica; Sérgio de Paula, secretário de Estado da Casa Civil; os vereadores de Coxim William Meira, Abilio Vaneli e Ademir Peteca; e o deputado estadual Zeca do PT.

Os assuntos em pauta foram a agricultura familiar, a piscicultura, o zoneamento ecológico e a implantação do curso de medicina em Coxim.

Sobre a agricultura familiar, Zeca do PT agradeceu o prefeito pelo evento que teve na cidade a 2º Conferência Regional da Agricultura Familiar, realizada no dia 29 de maio. O parlamentar destacou a importância do setor para a economia e a segurança alimentar do estado.

As demandas apresentadas ao governador foram o apoio à piscicultura, uma vez que o município tem forte vocação para a atividade, além de contar com o curso de pesca e aquicultura no IFMS Coxim, que ensina técnicas de produção de peixes em tanques elevados; e a ajuda para instalação de uma fábrica de ração, para que possa baratear os custos dos produtores.

Segundo o deputado Zeca, até 2030, 70% do peixe consumido no Brasil será oriundo da piscicultura.

O prefeito Edilson destacou o zoneamento ecológico do município e pediu a isenção de incentivos fiscais para a fabricação de ração. Ele disse que a prefeitura buscará empresários que tenham interesse em montar a fábrica em Coxim e apresentará ao estado. O governador disse que se a iniciativa privada tiver interesse, o governo dará condições especiais para que possa instalar a fábrica em Coxim.

Conforme o vereador Abílio Vaneli, o custo para um piscicultor começar a sua produção gira em torno de R$ 12 mil para montar a estrutura e R$ 5 mil para capital de giro.

Sobre o curso de medicina, foi solicitado apoio ao governador nas tratativas junto ao governo federal para a implantação do curso na UFMS campus Coxim. Foi falado sobre toda a estrutura que o município tem, como o Hospital Regional, o curso de enfermagem na UFMS, a clínica escola e as conversas já feitas com o reitor da UFMS Marcelo Turine e a bancada federal. O governador disse que apoia a ideia e que será parceiro na busca pela implantação do curso.

O curso de medicina é uma demanda antiga da região norte do estado e que vai beneficiar toda a população.

Ao final da reunião, o prefeito Edilson Magro falou sobre a importância do encontro e o apoio do governo do estado em sua gestão. “Foi uma reunião muito produtiva e proveitosa. O governador Riedel demonstrou sensibilidade e compromisso com as demandas de Coxim e da região norte. Saímos daqui com vários encaminhamentos positivos para os nossos projetos nas áreas da agricultura familiar, piscicultura e educação. Agradeço ao governador pela parceria e pelo diálogo aberto com os municípios”, declarou o prefeito.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: