Campo Grande (MS), Domingo, 19 de Janeiro de 2025

SEBRAE

Rota Gastronômica Pantaneira promove negócios localizados próximos aos rios do Pantanal

Rota das Águas selecionará até 10 empreendimentos para participar da Rota Gastronômica Pantaneira, apoiada pelo Sebrae/MS

22/03/2023

11:55

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Com o sucesso da Rota Gastronômica Pantaneira, que teve o roteiro pensado e desenvolvido pelo chef Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor da UFRJ Moacir Sobral, novos empreendimentos são convidados a participar da rota em 2023. A iniciativa, apoiada pelo Sebrae/MS, via Programa Pró Pantanal, e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico da região pantaneira, valorizando os sabores típicos e promovendo o turismo gastronômico.

A segunda etapa do projeto, intitulada “Rota das Águas” está com inscrições abertas para empreendimentos interessados em participar do projeto até o dia 23 de março, na Loja Virtual do Sebrae. Serão selecionados até 10 empreendimentos para participar da rota, que inclui negócios localizados próximos aos rios do Pantanal sul-mato-grossense.

De acordo com um dos membros da equipe do projeto, Moacir Sobral, uma seleção prévia já foi feita por meio de pesquisas em sites como Google e TripAdvisor, além de pesquisas gastronômicas e de rota, sendo que os empreendimentos convidados a participar receberam uma mensagem explicando a proposta. “Caso haja mais empreendimentos interessados na rota, o projeto poderá ser ampliado para incluir mais participantes”, afirmou.

Segundo o chef Paulo Machado, a iniciativa trará ainda mais visibilidade para o turismo pantaneiro. “Desta vez será, a chance para mostrarmos todo o potente cenário do turismo pantaneiro ligado ao universo das águas. Restaurantes beira-rio, barco hotéis, pousadas pesqueiras, as cidades que nascem as margens do Rio Paraguai como Porto Murtinho e Corumbá, serão o alvo desta segunda edição da Rota Gastronômica que traz de forma pioneira a gastronomia local como motriz para o turismo”, enfatizou o chef.

A Rota Gastronômica Pantaneira tem como objetivo divulgar em nível nacional a riqueza gastronômica da cozinha pantaneira. Entre os benefícios para os empreendimentos selecionados, destacam-se a curadoria na elaboração de prato típico que representará o estabelecimento, treinamento com fichas técnicas para colaboradores na preparação do prato e visita técnica do chef Paulo Machado. O investimento para participar do projeto é de R$ 1.600,00 e o valor pode ser parcelado em até 10x.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: