ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Situação das águas de Bonito é tema de debate na tribuna nesta quarta-feira
Deputado Zeca do PT trouxe o debate à tribuna da Casa de Leis
09/02/2023
11:25
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
O deputado Zeca do PT (PT) trouxe a tribuna nesta manhã (8) um assunto debatido permanentemente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Meio Ambiente. “Retorno gratificado pela qualidade e nível do debate que eu encontro aqui. Trago um debate que possa fundamentalmente contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul”, relatou.
“O que me traz a essa tribuna é permitir assinar junto com o deputado Pedro Kemp [PT] o requerimento oportuno e importante que trata de nossa natureza, em uma das regiões mais simbólicas para o Estado e o País, que é Bonito. Também recebi as mesmas denúncias que o deputado recebeu, sobre o prolongado tempo de turvamento das águas, e o desaparecimento dos peixes em algumas regiões”, explicou Zeca do PT.
O parlamentar considera que o que acontece em Bonito é consequência da agricultura mecanizada. “Esta Casa de Leis tem que se debruçar, indo de encontro ao requerimento apresentado. Talvez a taxa de contenção e a curva de nível possam diminuir o impacto da lavoura dentro de Bonito. Faço um convite da Fundação Neotrópica, para participar do Encontro Nacional de Natureza e Conservação, no próximo 7 de março, evento que permitirá a todos os interessados, os produtores rurais; do turismo, e da sociedade conhecer melhor a situação”, declarou.
“Podemos formar uma comissão ou interessados em participar deste evento de dimensão nacional. Conversei com o governador Eduardo Riedel [PSDB] e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, e senti a mais absoluta vontade dos dois em esclarecer e interagir, e junção desses interesses positivos com a participação da Casa de Leis deve se somar para que a gente possa encaminhar uma solução”, concluiu Zeca do PT.
O deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), reforçou a importância do debate sobre o tema. “É de suma importância debatermos este tema, e o prefeito Josmail Rodrigues é super interessado no assunto, em um Master Plan de Bonito voltado à conservação. Quero participar e ir ao encontro com o senhor da Neotrópica. A Lei dos Banhados foi apresentada nesta Casa. Vamos convidar o Governo, a Famasul, os atores envolvidos”, sugeriu.
Requerimento
O requerimento apresentado nesta manhã (8) pelo deputado Pedro Kemp, 2º secretário da Casa de Leis, solicita informações ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Elias Verruck, sobre as medidas para coibir o desmatamento e práticas ilegais de manejo do solo em Bonito, entre outras informações requisitadas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Leia Mais
Bataguassu realiza primeiro mutirão da saúde e atende mais de 850 pessoas
Leia Mais
Município de Bataguassu receberá R$ 408 mil na segunda parcela do FPM de Janeiro
Municípios