UEMS/CG
Núcleo de Dança faz live e propõe o encontro de forças entre mulheres
16/11/2022
16:20
ASSECOM
Foto: Alice Jardim e Gabriela Zanardi
O Núcleo Fuga!, do curso de Dança, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizará uma live sobre a performance em dança propondo o encontro de forças entre mulheres. A live tem o objetivo de debater sobre o projeto SustentAção, iniciativa que nos meses de julho e agosto de 2022, levou a ação performativa SustentAção para as ruas de quatro cidades paulistas (Campinas, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo) construindo uma reflexão sobre o corpo feminino, assim como uma resposta ao sistema violento, sexista e misógino, trazendo as urgências de muitas mulheres.
O projeto também contou com uma Conversa-Ação, atividade teve como objetivo criar uma roda de conversa a fim de promover um espaço de escuta e trocas sobre experiências diversas de apoio e amparo entre mulheres. Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti estiveram à frente da direção e concepção do projeto, que também teve a parceria de espaços e coletivos liderados por outras mulheres.
A live “SustentAção – ReverberAções” é um evento idealizado e proposto pelo Núcleo Fuga!, linha de pesquisa composta por artistas-docentes-pesquisadoras/es que vêm investigando, de forma transdisciplinar, as contaminações poéticas entre as linguagens do teatro, da dança e da performance, e que se encontra ligada ao grupo de pesquisa Corpo Sendo, coordenado pela professora Dora de Andrade, dos cursos Artes Cênicas, de Dança e de Teatro da UEMS.
A professora Dora de Andrade, contou sobre os elementos que compõem o propósito do projeto. “Acredito que SustentAção surge pelo fato de que, há algum tempo, essa ação já estava presente em nós. Percebo que em nossos trabalhos, e mesmo em outras formas de construção, já agíamos nessa direção ao pensar formas de estarmos juntas em um movimento de acolhimento e encontro de forças, de vozes, de gritos e de sonhos a serem sustentados. Talvez não tivéssemos ainda a consciência, e já praticávamos essa ação de maneira mais sutil em nossa vida, mas não menos potente. Então esse projeto veio dando contorno a esses movimentos”.
A artista docente enfatizou que este trabalho é uma resposta à realidade brasileira que passa por dificuldades em diversos âmbitos sociais. “Esta ação vem também numa perspectiva de estarmos fazendo o inadiável dentro de um sistema extremamente violento, sexista e misógino, trazendo nossas urgências, e de muitas outras, e também de estarmos com a escuta atenta para outras urgências que são muitas vezes silenciadas. Busca reivindicar a necessidade de outras configurações para nossas existências e criar um espaço de encontro e de estar lado a lado com outras mulheres”.
A performance teve diversos retornos do público. “Cada cidade e cada contexto tem uma reação diferente, mas de modo geral a ação provoca estranhamentos no espaço urbano, além de reconhecimentos, principalmente quando encontramos outras mulheres durante o percurso. Ouvimos o que elas querem vingar, falamos sobre apoios e amparos. Elas reconhecem rapidamente a importância de estarmos juntas. Assim, a performance também tem entrado em contato com essas breves histórias e acessado mulheres que estão conosco, nossas antepassadas, as mulheres que precisam ser lembradas. Aquelas que queremos vingar e aquelas que nos fazem vingar”, finaliza Bruna Reis.
SustentAção é uma performance duracional em dança que acontece no espaço público urbano, no qual um trajeto da cidade é escolhido para ser percorrido em três movimentos coreográficos (Amparar, Apoiar e Vingar). A performance é realizada por três mulheres em relação a outras mulheres e a cidade, uma obra que propõe deslocamentos, acolhimentos, compartilhamento de forças, e outras possibilidades de encontros e trocas, como estratégia de resistência e abertura de mundos.
A pesquisa prática do Núcleo Fuga! busca criar encontros entre diversos artistas e pesquisadores unindo a prática e a pesquisa acadêmica, guiado por uma noção de coletividade. Para saber mais, acesse: @nucleofuga.
SERVIÇO
SustentAção | ReverberAções - LIVE
Dia 19/11/22 - sábado
Live 1 | Processo Criativo:
18h (horário do MS)
Convidadas: Alice Jardim e Monica Galvão.
Live 2 | Mulheres em Rede:
19h30 (horário do MS)
Convidadas: Suzy Santos, Caia Gusmão (Casa sem preconceito / Campinas/SP) e Tainá
Farrielo (Biblioteca Djeanne Firmino / São Paulo/SP)
Produção: Núcleo Fuga e Território Produções
Coordenação de produção: Roberto Rezende e Bruna Schroeder
Comunicação/Marketing Digital: Flávio Rabelo e Roberto Rezende
Designer Gráfico: Alice Jardim
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Pedro Caravina pede ampliação dos pontos de atendimento do Programa Mais Social em Campo Grande
Leia Mais
MPE pede cassação de prefeita por supostas irregularidades em gastos de campanha de 2024
Leia Mais
Justiça Eleitoral abre inscrições para teste público de segurança das urnas para eleições de 2026
Leia Mais
Projetos da LDO 2026 do Estado e de Campo Grande avançam e devem ser aprovados em segundo turno
Municípios