EDUCAÇÃO
Inscrições para o vestibular e passe UFMS terminam nesta quinta-feira (17)
São 10,6 mil vagas disponíveis e 153 cursos oferecidos, em três processos seletivos
16/11/2022
07:15
NATÁLIA OLLIVER
©DIVULGAÇÃO
Os estudantes que ainda não realizaram as inscrições para o vestibular e PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS terão até esta quinta-feira (17) para efetuar a inscrição. Ao todo são 10,6 mil vagas disponíveis e 153 cursos oferecidos. Além do próprio exame da instituição e PASSE, os alunos também contam com Sisu (Sistema de Seleção Unificada), feito através do Enem, para ingressar na universidade.
A prova do vestibular será no dia 4 de dezembro e a prova do PASSE será no dia 11 de dezembro, das 8h às 13h (horário de MS). O exame do vestibular poderá ser feito tanto presencialmente quanto no formato remoto, de acordo com os cursos listados no edital.
A instituição ressaltou que o candidato que não possuir um computador com acesso à internet e câmera para a prova on-line, poderá solicitar a realização do exame de maneira presencial nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Uma novidade deste ano é a abertura de 11 novos cursos, sendo eles Medicina Veterinária, em Paranaíba , de maneira presencial; Tecnologia em Processos Gerenciais; Tecnologia da Informação; Tecnologia em Ciência dos Dados; Tecnologia em Gestão e Serviços Jurídicos e Notariais; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão de Mídias Sociais Digitais; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos todos esses à distância (EAD).
“A grande novidade deste ano é que ampliamos o acesso e inclusão de nossos jovens e trabalhadores à melhor universidade pública e gratuita no nosso Mato Grosso do Sul, abrindo as portas da UFMS para o Brasil. Uma iniciativa pioneira, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário e que coloca a nossa Universidade na liderança desse processo de inclusão no país”, afirmou o reitor Marcelo Turine.
De acordo com o representante da instituição de ensino superior, além dos novos cursos, outra novidade deste ano foi a redução da taxa de inscrição do exame de R$120,00 para R$100,00 e a possibilidade de isenção para os candidatos com vulnerabilidade socioeconômica, que encerrou dia 3 de outubro.
O pró-reitor de Graduação, Cristiano Vieira, evidenciou que os formas de ingresso na UFMS são oportunidades de acesso a uma educação de qualidade. “O Vestibular e o PASSE são oportunidades para ter acesso a melhor universidade do estado e uma das melhores do mundo! Por isso, o manual do candidato foi preparado com muito cuidado para que os estudantes entendam os critérios e as etapas com mais clareza. Estamos felizes com o sucesso de nossos processos seletivos e agora pela ampliação das ofertas de vagas para todo o estado”, disse.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel acompanha leilão da Rota da Celulose na B3 ao lado de ministro dos Transportes
Leia Mais
Terenos celebra 72 anos de emancipação com festa, rodeios e entrega de obras públicas
Leia Mais
Anastácio comemora 60 anos de emancipação com festa e memória histórica
Leia Mais
Agraer e empresários são alvos da PF em operação contra grilagem de terras da União no Pantanal
Municípios