TCE-MS
Seminário no TCE-MS segue com apresentação de palestras e debates
10/11/2022
14:00
ASSECOM
OLGA CRUZ
©DIVULGAÇÃO
O Seminário Técnico de Controle e Contratações Públicas seguiu na manhã desta quinta-feira (10), com a apresentação de cinco palestras e dois painéis. Entre os palestrantes, renomados e qualificados técnicos e auditores de controle externo que fazem parte do quadro de servidores da Corte de Contas do MS.
A primeira palestra trouxe a pauta de capacitação o tema: “Governança e Gestão por competência na NLLC”, explanada pelo Chefe da Consultoria de Gestão Estratégica do TCE-MS, Douglas Avedikian. Na oportunidade, por meio de gráficos, quadros e exemplos de situações reais, Douglas pontuou algumas dificuldades sobre o entendimento da Lei de Licitações e suas fases. “Nosso objetivo aqui é compreender exatamente essa relação da lei com a competência e com a governança, entender a palavra governança e como aplicá-la, no dia a dia das licitações e contratações públicas”, explicou.
Na segunda palestra da manhã, o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS e coordenador do evento, Eduardo dos Santos Dionizio, abordou sobre - Principais Mudanças nas Contratações Públicas com a Lei 14.133/2021.
Na exposição, Dionizio pontuou que era esperado que a nova lei fosse facilitar o entendimento de quem trabalha com contratação pública, mas não foi isso que ocorreu, e que, alguns especialistas a criticam. “Particularmente, considero a lei muito boa, uma lei que preconiza a governança, o planejamento, o resultado, o controle e a transparência nas contratações públicas. É a lei que temos, é a lei que a partir do dia 1º de abril de 2023 vai reger as contratações públicas”, explicou.
Após o primeiro painel da manhã, em que os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre os assuntos abordados, a programação seguiu com mais três palestras: “Planejamento nas Contratações: A importância do Plano de Contratações Anuais – PCA e dos Estudos Técnicos Preliminares”, ministrada pelo auditor de controle externo e diretor da Secretaria de Administração e Finanças do TCE-MS, Geanlucas Júlio de Freitas.
A quarta palestra teve como tema - Modalidades e Critérios de Julgamento na NLLC, proferida pela auditora estadual de controle externo do TCE-MS e Supervisora da Divisão de Fiscalização de Gestão da Saúde do TCE-MS, Dafne Reichel Cabral.
“Obras e Serviços de Engenharia na Lei 14.133/2021 – Reflexões sobre os Regimes de Execução” foi o tema da quinta e última palestra da manhã, explanada pelo auditor de controle externo e Chefe da Divisão de Fiscalização de Engenharia, Arquitetura e Meio Ambiente do TCE-MS, Ricardo Rivelino Alves.
Após o intervalo para almoço, os participantes retornam ao seminário que terá seguimento com programação no período da tarde, a partir das 14h.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputada Lia Nogueira cobra ações do Governo após queda de caixa d’água na Aldeia Jaguapiru
Leia Mais
Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia (MS)
Leia Mais
Zé Teixeira enaltece gestão de Nô na Câmara de Rio Brilhante e destaca parceria institucional com resultados concretos
Leia Mais
MDB confirma chapa de consenso e reelege Jamal Salem como presidente do diretório em Campo Grande
Municípios