CAARAPÓ
Município realiza ‘Dia D’ de vacinação contra gripe e sarampo neste sábado
29/04/2022
15:00
ASSECOM
A vacinação é importante para a prevenção do agravamento das doenças e eventuais internações e mortes
A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó realiza evento especial de vacinação neste sábado (30). Trata-se do ‘Dia D’ de vacinação contra gripe e sarampo, com a coordenação do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Imunização.
Na campanha deste sábado, serão oferecidas vacinas contra gripe para os idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A de sarampo será destinada aos trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Os postos de vacinação vão funcionar no PAM e nas unidades de saúde da sede do município e distritos de Cristalina e Nova América, no horário compreendido entre 8h e 16h.
Campanha prossegue
O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Imunização informou que a vacinação contra gripe e sarampo prossegue em Caarapó depois do Dia D. Trata-se da segunda etapa da campanha, que vai ocorrer no período entre 2 de maio e 3 de junho. Serão vacinados contra gripe as gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
As crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) já estão sendo contempladas desde o último dia 26 com a vacina contra gripe e sarampo.
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde da sede do município e dos distritos de Cristalina e Nova América, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
A Influenza (gripe) e o Sarampo são doenças virais agudas de alta transmissibilidade, que podem evoluir para complicações e óbito. Portanto, com o intuito de proteger a população, diminuir número de internações ao prevenir e minimizar tais complicações decorrentes destas doenças, bem como reduzir possíveis óbitos, a estratégia de vacinação tem sido fundamental.
A vacinação contra a Gripe tem o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos decorrentes da infecção pelo vírus da Influenza e suas consequências nos serviços de saúde, além de evitar que os sintomas sejam confundidos com os da Covid-19.
A campanha de vacinação contra o Sarampo tem o objetivo de vacinar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os trabalhadores da saúde.
Desde 2018 o Brasil vem registrando surtos de Sarampo e em 2019 voltou a ser endêmico para essa doença, o que levou à perda do certificado de país livre do Sarampo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Caminhão desgovernado atinge sete veículos na Rua Rui Barbosa, em Campo Grande
Leia Mais
Adriane Lopes completa 100 dias de novo mandato com foco em desburocratização e metas por resultados
Leia Mais
Prefeito de Dourados critica contrapartida de empréstimo com Fonplata e anuncia revisão de contratos
Leia Mais
Fundo Clima Pantanal recebe primeiras doações de entidades privadas; MS também amplia incentivos à piscicultura
Municípios