Estadual de Futebol 2022: Comerário termina sem gols; Coxim vence e assume liderança do grupo
06/02/2022
22:00
FUNDESPORTE
LUCAS CASTRO
©Davi Cenciarelli
Campo Grande (MS) – A rede não balançou no primeiro clássico “Comerário” do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022, neste domingo (6), no Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão), em Campo Grande. Também pela segunda rodada, o Coxim bateu o Aquidauanense em casa e assumiu a liderança do grupo B. A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Apesar do empate sem gols, o tradicional confronto entre Comercial e Operário, o de número 196 até hoje, foi bem movimentado, com lances de perigo para ambos os lados. Os torcedores colorados e alvinegros agitaram as arquibancadas e mataram a saudade de acompanhar de perto o principal clássico do estado. Os dois times da capital estão no grupo A e seguem sem vencer na competição.
No Estádio Municipal Iliê Vidal (Ninho da Águia), a bola também não quis entrar. Em sua estreia no Estadual 2022, o Águia Negra ficou no zero a zero diante do Dourados, confronto do grupo B. Pela mesma chave, o Coxim venceu o Aquidauanense por 2 a 0 no Estádio Municipal André Borges e tomou a liderança do Azulão da Princesa. Os gols foram marcados por Carioca e Souza.
O Estadual 2022 segue o formato de disputa da última edição. Na primeira fase, classificatória, os times se enfrentam em turno e returno até 13 de março, segundo a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). As três melhores equipes de cada grupo garantem vaga ao hexagonal final. Já os últimos colocados das chaves A e B serão rebaixados.
Na segunda e última fase, não haverá o sistema “mata-mata”, isto é, sem quartas de final, semifinal e final. Os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase. O campeonato está previsto para terminar em 24 de abril.
O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022 tem o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), como principal fomentador.
OUTRAS PARTIDAS
O primeiro duelo do domingo reuniu o recém promovido Coxim e o Aquidauanense a campo para um duelo válido pelo Grupo B, ondeo Azulão, então líder, era o favorito. Porém, o fator casa prevaleceu e quem se deu bem foi o Coxim, que ainda assumiu a liderança da chave em que está.
Após um intenso primeiro tempo no Estádio André Borges, os donos do mando de campo abriram o placar com Carioca, que aos 46 minutos da etapa inicial recebeu na área, avançou e finalizou. A bola foi de mansinho, mas o suficiente para entrar no gol.
Já no segundo tempo, o Coxim voltou com vontade e fez o tento derradeiro da partida. Aos 10 minutos, Souza não desperdiçou a chance que teve e aumentou a vantagem do Jaú, encerrando assim também o marcador.
No último duelo do fim de semana, outro empate sem gols e que deixou as equipes envolvidas empacadas na tabela de classificação: Águia Negra e Dourados Atlético não conseguiram balançar à rede e agitar o torcedor que compareceu ao estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante.
Conforme divulgado pelo mandante, a partida contou com 480 torcedores pagantes, soman uma renda de R$ 8.121.
A Serc, que deveria receber em Chapadão do Sul o atual campeão Costa Rica - time da cidade vizinha - neste domingo, conseguiu adiar a partida, que seria sua estreia no Estadual de 2022, para o próximo dia 23, no mesmo local.
PRÓXIMA RODADA
A melhor cura para a ressaca é um dia após o outro. Único vitorioso do domingo, o Coxim vai até Naviraí na próxima rodada, encarar o Naviraiense, na quarta-feira (9), enquanto o Aquidauanense, único efetivamente derrotado, recebe o Águia Negra na mesma data.
Já o Operário seguirá em Campo Grande, mas para enfrentar o União ABC no Morenão, em duelo marcado para acontecer a partir das 15h, conforme divulgado pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS).
Esse horário foi adotado por causa de outro jogo, entre Comercial e Serc, que vai ocorrer às 20h, também no Morenão, único estádio apto na Capital.
Empates são rotina no maior clássico de MS
A contagem de partidas do Comerário já realizadas tem como base pesquisa feita pelo cronistas esportivo Thiago Lopesde Faria e leva em consideração também os duelos da era amadora, ou seja, antes da profissionalização dos ocorrida no início dos anos 70 - impulsionada pela construção do Morenão e criação do Campeonato Brasileiro em um modelo que privilegiava a integração nacional.
Nesses 196 duelos já disputados pelas duas equipes desde a criação de cada uma delas, o Operário soma 72 vitórias e Comercial 51 vitórias. Houve ainda 73 empates no confronto.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Leia Mais
Chuva desta sexta supera metade do volume esperado para abril em Campo Grande
Leia Mais
CNJ afasta desembargador do RJ por manifestações públicas de apoio a Bolsonaro
Municípios