Desde o início da pandemia, 166 crianças foram internadas com Síndrome Respiratória no Hospital Regional
Destas crianças, 62 testaram positivo para Covid, e sete foram a óbito
21/01/2022
15:15
CE
IZABELA CAVALCANTI
©DIVULGAÇÃO
Desde o início da pandemia, aproximadamente, há 1 anos e 10 meses, 166 crianças de 0 a 11 anos ficaram internadas no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Dessas crianças, 62 testaram positivo para Covid, e sete foram a óbito.
A assessora técnica da presidência, Dra. Marielle Alves Correa Esgalha, informa que após o início da vacinação no Estado, os números de internações de crianças tiveram queda.
“Durante a pandemia, cerca de 37% das crianças internadas no HRMS positivaram para a doença. Agora, no início do ano, somente 6,5% das crianças com quadros respiratórios tiveram diagnóstico confirmado", explicou.
"Esses dados revelam que a imunização do público adulto refletiu na queda dos casos em crianças, que ficam mais protegidas em casa. Quando a família se imuniza deixa o ambiente menos propenso a infecção”, completou.
De acordo com o médico pediatra, Alberto Cubel Brull Junior, ainda não há comprovações científicas do porquê as crianças têm menos sintomas ou são assintomáticas.
“O que sabemos, com certeza, e que os estudos revelam, é que crianças de 5 a 11 anos, que tiveram contato com a Covid-19, tem taxa de alteração no soro iguais ou superiores a de adolescentes ou adultos”, explicou.
O médico ainda destaca a importância da vacinação e do papel das crianças na transmissão da doença.
“Vale lembrar que as crianças têm papel de vetor na transmissão da doença, pois mesmo com poucos sintomas ou assintomáticas, elas levam a doença para casa e transmite aos familiares sem saber. Daí a importância da vacinação.
VACINAÇÃO
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos, em Campo Grande, começou no dia 15 de janeiro, dando prioridade para crianças com comorbidades, deficiência permanente e quilombolas.
No primeiro dia foram vacinadas 555 crianças.
A vacina a ser administrada neste público é a da Pfizer, com uma dosagem menor em comparação a dos adultos.
Sinalizado pelo frasco laranja, o imunológico possui 10 doses de 10 microgramas. No roxo, para adolescentes e adultos, são 6 doses com 30 microgramas.
A vacina é aplicada somente com a presença dos pais ou responsáveis.
Para outro familiar levar a criança, é necessário apresentar o termo de autorização assinado pelos pais. O formulário está disponível no site da Sesau.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Feriadão da Páscoa e Tiradentes terá queda nas temperaturas e alerta de temporais em MS
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Municípios