ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Aprovado em 2ª votação projeto do deputado Lucas de Lima que institui o “Dia Estadual do Rasqueado no MS”
31/03/2023
09:00
ASSECOM
©REPRODUÇÃO
Foi aprovado em segunda discussão, o Projeto de Lei 185/2022, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), que institui o “Dia Estadual do Rasqueado”, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de setembro. A data é uma homenagem à cantora Delinha. Ícone da música sertaneja sul-mato-grossense, Delinha conquistou sucesso nacional ao lado de Délio, com quem formou dupla.
“O Rasqueado é um genero musical típico do Estado do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul; Nascido na convivência entre índios, negros e brancos, é um ritmo folclórico, que surgiu da junção do siriri e da polca paraguaia, e por ser um ritmo alegre, é muito tocado nos bailes e festas em nossa região”, justificou Lucas de Lima.
“A criação do Dia do Rasqueado visa, celebrar e manter viva nossas raízes culturais, pois a cantora Delinha - Delanira Pereira Gonçalves, falecida em 16 de junho, era um ícone da música sertaneja sul-mato-grossense, com mais de 60 anos de carreira, e tendo conquistado sucesso nacional ao lado de Délio, com quem formou dupla”, explicou o deputado.
O título "Dama do Rasqueado", se dava não só pelo estilo de música que Delinha tocava, mas pelo seu talento que arrastava multidões para os bailes. Delinha nasceu em Vista Alegre, Distrito de Maracaju, em 7 de setembro de 1936. Foi eleita Embaixadora da Cultura no Estado do Mato Grosso do Sul, e faleceu dia 16 de junho de 2022”, finalizou o parlamentar.
O projeto segue para votação em redação final por ter sofrido emendas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies nesta terça-feira
Leia Mais
Mitos e verdades do empréstimo consignado como aproveitar os benefícios com segurança
Leia Mais
Com saída de Eduardo Leite para o PSD, Riedel poderá ser o último governador do PSDB no país
Leia Mais
Mãe acusa GCM de execução e remoção de provas após morte de jovem em Campo Grande
Municípios