Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

SAÚDE

Dia Mundial do Transtorno Bipolar: saiba identificar e controlar as crises

30/03/2023

07:20

PRÓ-SAÚDE

Muito mais complexa do que alterações de humor, a doença afeta 6 milhões de brasileiros

Embora a covid-19 ainda não tenha se despedido de vez, a pandemia marcada pelo vírus deixou diversas consequências, principalmente, no que se refere à saúde mental. De acordo com um relatório global, produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento de 25% de casos de depressão e ansiedade logo após o primeiro ano de pandemia.

Além disso, a OMS também alertou sobre os efeitos da crise sanitária na saúde mental da população. Solidão, luto, perda de renda e outros fatores contribuíram para que muitas pessoas manifestassem transtornos psicológicos como a bipolaridade, distúrbio que já afeta 140 milhões de pessoas no mundo e seis milhões no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).

O Transtorno Afetivo Bipolar é uma doença psiquiátrica complexa. Muitos entendem como um estado em que o indivíduo oscila entre depressão e euforia, felicidade e tristeza, mas os quadros e crises são mais profundos e podem ocorrer apenas em determinados períodos da vida, o que dificulta o diagnóstico da doença.

Geralmente, a bipolaridade se manifesta em homens e mulheres, entre 15 e 25 anos, mas pode afetar também crianças e pessoas mais velhas. No Dia Mundial do Transtorno Bipolar (30/3), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, localizada no litoral paulista, alerta para a importância de entender os sinais do transtorno.

“Nesse caso, a euforia é um estado de agitação, inquietação, irritabilidade, muita energia acumulada e pouco sono. A doença traz diversos reflexos negativos no comportamento do paciente, um deles é que o indivíduo pule de uma atividade para outra, sem conseguir finalizar nenhuma delas”, explica Gisele Abud, médica e diretora Técnica da UPA. 

A unidade, que pertence a rede pública de saúde da Prefeitura de Santos, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, atua como referência para urgências em Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria e Odontologia. 

Principais sinais de uma crise

Normalmente, os primeiros sinais do transtorno bipolar aparecem no final da adolescência. Eles podem surgir através de uma crise eufórica, marcada por impulsividade, pensamentos acelerados e delírio de grandeza, mas na maioria dos casos os sinais partem de uma depressão grave, com mudanças bruscas de comportamento, isolamento e falta de sentido na vida.

Confira os principais sinais de uma crise:

  1. Autoestima elevada e sensação de grandiosidade;
  2. Diminuição da necessidade de sono;
  3. Necessidade de falar mais do que o habitual;
  4. Pensamentos acelerados;
  5. Falta de concentração;
  6. Obsessão por atividades específicas;
  7. Realização de ações de alto risco.

“O transtorno bipolar não tem cura, mas pode ser controlado por meio de medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida, como o controle de consumo cafeína, álcool – e outras substâncias psicoativas que podem mudar a percepção de humor e comportamento –, a redução dos níveis de estresse e o desenvolvimento de hábitos saudáveis em relação à alimentação e sono”, alerta Gisele.

7 dicas de como controlar as crises

· Faça terapia: ajuda no autoconhecimento, essencial para que o paciente consiga identificar o início de uma crise e consiga controlá-la;

· Pratique exercícios físicos: o treino ajuda no controle do cortisol, liberação de serotonina e endorfina, hormônios responsáveis pelo controle do estresse e sensação de felicidade e bem-estar;

· Ouça sua playlist: a música age no neocórtex cerebral, região responsável pela percepção sensorial, comandos motores e linguagem, ajudando a acalmar e controlar a impulsividade de quem escuta;

· Tenha um hobby: além de ajudar na preservação da saúde mental, o hobby ajuda no alívio da tensão diária e torna rotina o ato de cuidar de si mesmo;

· Mantenha contato com amigos: além de auxiliar na redução da ansiedade, o contato com amigos proporciona empatia e afeto ao paciente;

· Tente meditar: a meditação pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, aumenta a concentração e auxilia o paciente a focar no presente.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: