BRASIL
Ministério de Minas e Energia confirma expectativas e promove a maior abertura do mercado de energia desde 1995
Alinhada com a opinião dos agentes que contribuíram no processo de consulta pública, medida histórica abre caminho para universalizar o direito de escolha no setor elétrico
28/09/2022
13:45
José Casadei
O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou expectativas dos agentes do setor elétrico e publicou no Diário Oficial da União a Portaria Normativa 50, de 27 de setembro de 2022, que concede o direito de migrar para o mercado livre de energia para todos os consumidores de energia elétrica em alta tensão a partir de 1 de janeiro de 2024.
A decisão permitirá que um grupo adicional de 106 mil consumidores de energia, que possuem faturas mensais superiores a aproximadamente R$ 10 mil, possam buscar fornecedores e propostas que signifiquem redução do custo de compra da energia e serviços mais condizentes e adaptados às necessidades de cada um. Hoje esse mercado é restrito para 0,03% dos consumidores.
A decisão ministerial está em linha com proposta da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), que após amplos estudos técnicos, defende a abertura do mercado de energia em alta tensão a partir de janeiro de 2024 e do mercado de baixa tensão a partir de janeiro de 2026. As análises da Abraceel demonstram haver condições de endereçar hipotéticos episódios de sobrecontratação com segurança jurídica e respeito aos contratos, além de reforçar que a abertura reduz custos e subsídios inclusive para os consumidores cativos.
A decisão ministerial também está alinhada com a opinião majoritária dos agentes que ofereceram contribuição na Consulta Pública 131/2022, conduzida pelo MME. Mapeamento realizado pela Abraceel revelou que, entre as 69 manifestações de diversos agentes que contribuíram isoladamente ou em conjunto, 93% opinaram favoravelmente à abertura do mercado de alta tensão, dos quais 81% não apresentaram nenhuma objeção a isso. Nenhum agente foi contrário à abertura e 94% dos que se manifestaram sobre o prazo concordam com a abertura da alta tensão em janeiro de 2024.
Segundo Rodrigo Ferreira, presidente-executivo da Abraceel, a abertura do mercado de energia em alta tensão é uma decisão histórica, que rompe com a barreira de 500 kW que vigora desde 1998 para autorizar quem pode e quem não pode migrar para o mercado livre em busca de preços entre 30% e 40% menores, produtos e serviços customizados e mais liberdade de escolha.
“Escolher o fornecedor e os serviços é um direito do consumidor em qualquer segmento e agora, no setor elétrico, mais consumidores passam a usufruir desse direito básico. É o início de uma grande transformação, uma decisão que interrompe décadas de infindáveis discussões e aguardada há muito tempo por todos aqueles que desejam que o mercado de energia elétrica se volte cada vez mais para os anseios dos consumidores”, disse Rodrigo Ferreira. “É o passo mais ousado até então para a tão urgente e necessária reforma estrutural do setor de energia, que coloca o consumidor como protagonista, livre para decidir seus próprios rumos e capaz de se beneficiar de uma energia mais barata e competitiva”, concluiu.
O mercado livre de energia responde atualmente por 38% do consumo de energia elétrica nacional, segundo a Abraceel, atendendo quase 30 mil consumidores. Com a abertura do restante do mercado de energia em alta tensão a partir de janeiro de 2024, mais 106 mil consumidores poderão ganhar o direito de acessar o ambiente de contratação livre e escolher o próprio fornecedor, um movimento que pode fazer o mercado livre de energia ser responsável por 48% do consumo nacional.
Para a Abraceel, a Portaria Normativa 50 também abre caminho para a abertura completa do mercado elétrico, permitindo beneficiar todos os consumidores brasileiros. Nas contribuições oferecidas ao MME na CP 131/2022, diversos agentes opinaram espontaneamente sobre a abertura do mercado de energia além da alta tensão, até os consumidores residenciais. Das 69 contribuições entregues, 44% indicaram que apoiam a abertura do mercado de energia em baixa tensão. Desses, 93% sem indicar condicionantes.
Sobre a Abraceel – A Abraceel é uma associação que defende a livre competição de mercado como instrumento de promoção da eficiência e segurança do abastecimento nas áreas de energia elétrica, etanol e gás natural, bem como de estímulo ao crescimento das negociações de créditos de carbono. Única no segmento de comercialização, foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com mais de cem empresas associadas, responsáveis por 76% do volume comercializado pelo segmento no mercado livre.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes libera depoimento de Bolsonaro em prisão domiciliar sobre arma apreendida em blitz
Leia Mais
IFMS abre 225 vagas gratuitas em cursos de IA, drones, impressoras 3D e aplicativos
Leia Mais
BR-163/MS terá desvios e pare-e-siga em trechos com obras nesta segunda-feira
Leia Mais
Funsat abre semana com 944 vagas de emprego e novas turmas gratuitas em Campo Grande
Municípios